Estudo De Caso
Nome: E.M.D.S
Idade: 47 anos
Cidade: Santo Antônio da Patrulha
Estado Civil: Casada
Diagnóstico: Luxação da articulação do quadril
HISTÓRICO PESSOAL
A paciente relatou ter sofrido um acidente automobilístico, onde, a motocicleta que sua filha conduzia foi atingida por um carro que cortou a sua frente. O acidente ocorreu quando a mesma saia do seu serviço, onde trabalha como auxiliar de produção em uma fabrica de calçados. O acidente ocorreu no dia 10 de março de 2015 por volta das 11:30. Paciente resgatada pela equipe do SAMU foi encaminhada até o HSL, onde foi constatada através de raio x e posteriormente uma tomografia para evidenciar a lesão, uma luxação da articulação do quadril.
EXAME FÍSICO
Sinais vitais:
Pressão Arterial: 125/85 mmhg;
Pulso: 100 bpm;
Temperatura: 36,5° C;
Frequencia respiratória: 18 rpm;
Saturação de Oxigênio: 98%
Avaliação dos sistemas do corpo
Cabeça e pescoço:
Consciente, orientada no tempo e espaço, abertura ocular espontânea, pupilas isocóricas, conjuntivas coradas, acuidade auditiva normal D e E sem anormalidade, nariz sem coriza e sem desvio de septo, fala normal, boca sem lesões em lábios e em gengiva, dentição completa. Pescoço sem gânglios palpáveis.
Tórax e Pulmões:
Tórax simétrico expansibilidade torácica normal. Presença de escoriações por conta do trauma sofrido
Aparelho Cardiovascular: Tempo de enchimento capilar inferior a dois segundos, pulsos periféricos rítmicos cheios e normocárdicos.
Abdômen:
Abdômen plano, sem dor à palpação.
Aparelho geniturinário: Característico do sexo feminino, pele íntegra, urina com aparência normal sem presença de hematúria, paciente com SVD .
Aparelho locomotor: Acamada, acesso venoso em membro superior direito, com tração em membro inferior direito.
EVOLUÇÃO DE ENFERMAGEM Paciente E.M.D.S. 47 anos, LOC, ventilando em AA, AVP em MSD, mantendo acesso salinizado, restrita ao leito, com tração de MID devido a luxação da articulação do quadril, diurese em