Estudo De Caso
Um dos fatores pessoais que afetam a compra de um Aibo e de um Weebot é o consumo. Muitas pessoas iriam preferir trocar um cão verdadeiro por um robô de estimação, onde iriam poupar uma boa quantia de dinheiro, pois não iriam gastar com alimentação, veterinários e remédios. Mais isso depende da personalidade de cada um, por que para uns isso seria o início de uma nova era onde as pessoas iriam andar lado a lado da inteligência artificial, até chegar um dia onde as pessoas iriam se enjoar deste robô por que estará ultrapassado. E o lado ruim disso seria a extinção de nossos fieis amigos.
2) Quais fatores culturais e sociais poderiam afetar a decisão de se comprar um Aibo ou um Wee Bot?
Todo consumidor é influenciado por subculturas: religião, classes sociais, grupos étnicos. Muitos irão comprar por que seus amigos compraram, outros não irão comprar por que a Igreja prega que devemos cuidar uns dos outros e não irão deixar com que vários animais fiquem sem um lar e jogados, ou até mesmo morrerem. A família também influencia muito nessas decisões, dependendo de seus hábitos, se forem tecnológicos os membros irão se interessar para comprar.
3) De que maneira os grupos de referência afetam o interesse do consumidor em robôs de estimação ou robôs em geral?
Afetam o interesse do consumidor por tecnologia ou não, o mais específico são os Robôs de estimação. Por que uma vez que inseridos num determinado grupo, onde o comportamento e a atitude do mesmo sejam de grande aceitação tecnológica, a publicidade com certeza irá estimular o consumidor a se deixar influenciar pelo tipo de gosto, prazer e produto levando-o a ação de compra. Se estivermos inseridos num grupo de referência que tenha outras vocações, ou que simplesmente não tenham a mesma vocação para as tecnologias, seja por motivos de religião, motivos financeiros entre muitos outros, verificamos, que esse indivíduo não se