estudo de caso
Patologia: Chagas, hipertensão e cardiomegalia
Dados:
•
•
•
•
•
•
Paciente: Maria Jose Caldas
Sexo: Feminino
Idade: 72 anos
Estado civil: Viúva
Nacionalidade: Brasileira
Residente: SSVP
Historico Paciente residente na SSVP, relata que chegou a conclusão quando ficou viúva a mais o menos 1 ano, pela vida corriqueira e cheia de empecilhos dos filhos que reside em Brasília, resolveu se ausentar da vida familiar e viver no asilo. Relata também conhecer a nossa profissão, tem saudade mais não consegue atuar pela idade ou ate mesmo falta de oportunidade ou incentivo dos demais.
Diagnóstico No presente diagnostico, a paciente encontra-se com:
• Hipertensão;
• Cardiomegalia;
• Doença de Chagas;
• DM;
Exame Físico Sinais Vitais: PA: 140x70; Peso: 52Kg. Paciente se encontra
Consciente, calmo, orientado no tempo e espaço, verbalizando, abertura ocular integra fazendo uso de óculos, couro cabeludo sem descamação ou sujidade, acuidade auditiva normal , nariz sem coriza e sem desvio de septo, fala normal, boca com uso de prótese. No momento esta bem, variando dispneia noturna. Pele íntegra, MMIS sem edema ou lesão.
• \
Exames Laboratoriais
Sorologia para Chagas: Reagente.
• Medicações:
•
•
•
•
Medicação
Dose
Hidroclorotiazida 50 mg
Losartana
50mg
Metiformina 850 mg
Via
Horas
VO 1 x ao dia
VO 1 x manhã
VO
1x ao dia
Fisiopatologia
• Doença de Chagas
A tripanossomíase humana encontrada nas Américas é conhecida por doença de chagas e tem por agente causal o Trypanossoma cruzi, flagelado que determinam no homem quadros clínicos com características e consequências muito diversas. Nas formas agudas graves, surgem quadros de miocardite, com taquicardia ou outras alterações do ritmo cardíaco, abafamento de bulhas, aumento da área cardíaca e sinais de insuficiência circulatória. Na fase crônica há pacientes com sintomatologia pobre e, por isso são casos difíceis de