Estudo de caso
RH
Não existe o setor de RH na empresa.
A correlação Cargo/Função não esta coerente com isso, gera um desenho de organograma confuso e pouco prático acarretando mais burocracia.
Falta pessoal de apoio, exemplo: secretárias.
Marketing e Vendas
Falta um setor específico para cuidar somente da parte de vendas. Quem cuida dessa parte é o Diretor Financeiro que já acumula muitas funções. Além disso, ele supervisiona essa área em um escritório muito distante da fábrica e,também, do maior mercado consumidor dos produtos que gera problemas principalmente na troca de informações e comunicação e feedback com os clientes.
Atraso no Atendimento nos pedidos de vendas
Reclamação dos Clientes quanto a qualidade dos produtos
O Marketing da empresa é feito pelo Gerente técnico, mas de uma maneira que pode ser considerada informal, uma vez que seu cargo não remete a função de marketing e isso pode explicar a alta concorrência que esta sofrendo sem alternativa de reação, uma vez que cogitam em abandonar a produção de tijolos prensados.
Finanças
A gestão financeira esta comprometida devido à falta de relatórios gerenciais e de novos sistemas que informatize a parte financeira.
O Chefe Administrativo assume além da parte fiscal/contábil, várias outras funções.
Produção
A fábrica não utiliza um método mais avançado de produção, o que pode ser um problema se considerarmos que a empresa esta em rápida expansão e, assim sendo, há uma perspectiva de aumento de produção.
Problemas com o controle de qualidade dos produtos, devido a falta de experiência do responsável e da falta de padrões de controle.
O Diretor de Produção não tem experiência suficiente para o cargo
Problemas com o planejamento e controle de produção, uma vez que não existem fluxogramas, instruções escritas e tempos padrão para controle das metas de produção.
Administração Geral
O chefe administrativo acumula muitas funções
Falta de pessoal de apoio: Analista e secretárias
O escritório