estudo de caso
Agente microbianos compreendem as substancias sintetizadas em laboratório, bem como aqueles antibióticos naturais produzidos por micro-organismos. São medicamentos que inibem o crescimento ou destroem bactérias. O principal objetivo do uso de um antimicrobiano é o de prevenir ou tratar uma infecção, diminuindo ou eliminando os organismos patogênicos e, se possível preservando os germes da microbiota normal. Para isso é necessário conhecer os germes responsáveis pelo tipo de infecção a ser tratada.
Alguns antibióticos são encontrados de formas naturais mas hoje em dia a grande maioria são produzidos sinteticamente como: Astro (azitromicina) e Azimed que é indicado no tratamento de infecções do trato respiratório inferior e superior, acne,infecções da pele e entre tecidos moles, otite média e doenças sexualmente transmissíveis no homem e na mulher, como clamídea e gonorréia.
Universidade Federal de Goiás Hospital das Clínicas Coordenação de Farmácia Residência Multiprofissional em Saúde Eixo Específico: Farmácia
Bulas.med.br – livro da sala
Analgésicos
Os analgésicos são medicamentos com função de aliviar a dor. O alívio causado por esses medicamentos pode ocorrer por meio do bloqueio dos estímulos dolorosos antes de chegarem ao cérebro ou pela interferência na forma como o cérebro interpreta esses estímulos, sem levar a anestesia ou perda da consciência (desmaio).
Os medicamentos com propriedades analgésicas são bastante eficazes no alívio da dor e do desconforto de diversas causas, como a enxaqueca, resfriados e gripe, outras dores de cabeça, dores nas costas, cólicas menstruais, dores musculares e dores associadas ao câncer. No entanto, exceto nos casos de dor crônica (dores que duram mais de três semanas e que ocorrem diariamente) e associada ao câncer, de preferência os analgésicos devem ser usados pelo mínimo período de tempo necessário e, de preferência, apenas com orientação médica. Os analgésicos compreendem