Estudo de Caso
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANA CAROLINA LIMA GALVÃO
ANGÉLICA RIBEIRO
JACKELINE FERREIRA GARCIA
PAOLA CARIOLI SOARES CAMERA
SUBSISTEMA FORMAL OU ORGANIZACIONAL
Rondonópolis-MT
2014
1. Subsistemas
A empresa é formada por pessoas que, por meio da utilização dos recursos econômicos fazem com que a riqueza aumente. Para que ocorra o crescimento da riqueza é necessária a ação do homem, a qual está presente nos diversos subsistemas que compõem o sistema-empresa. Esses subsistemas são interdependentes, interagindo de tal forma que a empresa possa atingir seus objetivos. Os subsistemas são: subsistema institucional, subsistema organizacional ou formal, subsistema de gestão, subsistema de informação, subsistema físico-operacional, subsistema sócio-psico-cultural. Neste trabalho será abordado brevemente sobre o subsistema formal ou organizacional e sua aplicação no estudo de caso da empresa IPCER.
1.1 Subsistema formal ou organizacional
O subsistema organizacional corresponde à estrutura administrativa da empresa, de autoridades e responsabilidades. É o subsistema organizacional, onde as tarefas e atividades são agrupadas em setores, departamentos ou divisões.
Conforme Guerreiro (1989, p. 13), o subsistema formal “contempla a forma pela qual a empresa agrupa as suas atividades em departamentos, a definição da amplitude administrativa, o grau de descentralização desejável, a utilização das funções de assessoria, o problema de autoridades e responsabilidade, entre diversos outros aspectos”.
Sistemas organizacionais incluem pessoas, processos, regras formais e informais e outros elementos que criam uma hierarquia para a estrutura e comunicação. Os produtos, serviços e resultados da linha de fundo gerados dentro de uma empresa são um reflexo da instalação efetiva do seu sistema organizacional.