Estudo de caso
Bacharelado em Enfermagem
Saúde publica Professora:
Estudo de Caso
Estudo de Caso
Cachoeiro de Itapemirim
Julho/2014
O presente trabalho foi realizado no Estagio de saúde publica na UBS do bairro IBC, a ACS da unidade expõe alguns casos mais relevantes onde foi discutido e escolhido o caso frente as necessidades e particularidade. Em visita domiciliar foram extraídos dados relevantes frente às necessidades observadas e citadas da família escolhida. Foram feitas duas visitas domiciliares, por dois acadêmicos do nono período de enfermagem do centro universitário São Camilo e pela agente comunitária responsável pela área.
A Visita Domiciliária é um dos instrumentos mais indicados à prestação de assistência à saúde, do indivíduo, família e comunidade e deve ser realizada mediante processo racional, com objetivos definidos e pautados nos princípios de eficiência. Apesar de antiga, a Visita Domiciliária traz resultados inovadores, uma vez que possibilita conhecer a realidade do cliente e sua família in loco, contribuir para a redução de gastos hospitalares, além de fortalecer os vínculos cliente – terapêutica – profissional.
MATTOS (1995) evidencia a amplitude da Visita Domiciliária na área da saúde, permitindo avaliar, desde as condições ambientais e físicas em que vivem o indivíduo e sua família, até assistir os membros do grupo familiar, acompanhar o seu trabalho, levantar dados sobre condições de habitação e saneamento, além de aplicar medidas de controle nas doenças transmissíveis ou parasitárias.
As visitas foram realizadas nos dias 19/06/14, 07/07/14, na parte da manhã. O motivo da