estudo de caso
Socioambiental: Cada carro compartilhado substitui até 13 carros particulares. Com isso,diminui o trânsitonas cidades e reduz as emissões de CO2 na atmosfera. Isto impacta positivamente.
Econômico: Impacta negativamente. Através deste sistema de compartilhamento de carros, teve uma quedano interesse decompras de carro. Estimulada em grande parte pelas crises do sistema financeiro na Europa e nos Estados Unidos.
Demográfico: No Brasil impacta negativamente, principalmente noscentros urbanos, onde énítida a deficiência nos modais de transportes públicos tradicionais.
2- Quais são os concorrentes da empresa, em sua opinião? Como a empresa poderá defender sua posição deliderança?
Em minhaopinião, uns dos principais concorrentes ainda são as revendedoras de carros. Por que as pessoas ainda preferem comprar carro, acham que ter carro é sinônimo de status, sucesso eriqueza. Outra concorrente éestas empresas de aluguel de carro, como a Localiza. A empresa poderá defender sua posição de liderança através de seus diferenciais, é uma empresa que remete a algo inovador eacessível.
3- Em suaopinião, o conceito de sustentabilidade é um fator motivacional para o uso de carros compartilhados? Ou seria uma consequência do uso?
Eu acho que as pessoas ainda não estãomuito preocupadas comsustentabilidade e com o meio ambiente. Então, em minha opinião a redução de emissões de CO2 na atmosfera é uma conseqüência do uso dos carros compartilhados.
4-Vocêentende que a empresa poderiacrescer por meio do estabelecimento de parcerias? Que parcerias poderiam ser feitas?
Como este negócio já está consolidado em países desenvolvidos. Algumas empresas de aluguelde carro estão seantecipando e migrando para este modelo de compartilhamento de carros. Então, a Zazcar poderia fazer parcerias com estas empresas de aluguéis de veículos.1- Quais questões macroambientais impactam tanto...