estudo de caso
GERENCIAMENTO DE REDES
ESTUDO DE CASO
O Sr. José Silva é o que podemos chamar de “pequeno empreendedor”. Um homem que sempre tem uma ideia diferente, um bom projeto para executar, enfim, consegue ver onde os outros não veem e investir onde os outros não acreditam que possa trazer resultados positivos. Diante dessas qualidades, e vendo a necessidade de expandir as suas atividades, ele que já havia constituído uma pequena empresa – que funcionava até então em sua residência, resolveu construir um prédio comercial no lote de sua propriedade, em área comercial.
Esse prédio foi construído com dois andares. No andar térreo, existe um espaço para a recepção com sofás, cadeiras e um lavabo. Logo após está o corredor que leva às cinco salas no térreo, duas delas bem maiores. Uma é utilizada para Reuniões. A outra está vazia. As outras três estão ocupadas com a equipe de vendas, projetos e gerência.
No andar superior estão as salas da Diretoria, Depto. de pessoal e financeiro. Existe ainda um salão para refeições e sala de estar.
As instalações são novas e os equipamentos são usados individualmente, sem compartilharem arquivos. Quando um setor precisa de um arquivo que está em outra máquina ou setor diferente, utiliza-se um Pen drive ou HD externo para realizar a cópia, caso o mesmo ocupe muito espaço.
A porta de acesso ao prédio está sempre fechada e, quando alguém chega, toca a campainha e, o funcionário que estiver mais próximo abre a porta. Se for alguém que não faça parte da empresa, recebe ali mesmo a orientação de como chegar ao setor ou pessoa desejada. Ainda não existe o controle de presença para os funcionários.
As impressoras não tem qualquer tipo de filtro – todos imprimem em todos os equipamentos. O Sr. José deseja que as impressões sejam feitas apenas pelos membros de cada setor onde as mesmas estão localizadas.
Todos os projetos da empresa ficam no Desktop do Sr. José, bem como outros arquivos de outros