Estudo de Caso
A) Organizações são entidades sociais, orientadas por metas, projetadas como sistemas de atividades deliberadamente estruturadas e coordenados e ligados ao ambiente exterior.
São entidades sociais porque é resultado de um agrupamento social, pela necessidade de se atingir metas que não seria alcançadas a partir de esforços individuais; e a ligação com o ambiente externo é essencial, já que são inevitáveis as interações e influencias mútuas entre as organizações e o ambiente em constantes mudanças.
B) Organograma vertical é aquela estrutura empresarial baseada em uma hierarquia muito grande, com vários diretores, gerentes e subgerentes.
Já o horizontal é um modelo adotado por empresas que querem simplificar as relações internas, diminuindo as barreiras entre a alta direção e o restante da equipe.Segundo estudos em sala, o caminho é horizontalizar a estrutura hierárquica das empresas. Afinal, elas precisam de respostas mais rápidas, e a velocidade no trânsito das informações e na tomada de decisões se torna muito maior. Caso contrário, quanto maior o nível hierárquico da organização, quanto mais superiores tiverem que ser consultados, mais difíceis serão essas respostas.
C) A empresa Bela Vista passará por uma total mudança a começar pela diversidade: de padronização com condição essencial à produtividade. Hoje pensamos em diversificação para atender aos diversos públicos de mesmo em personalização.
Aumentar a tecnologia: necessidade de investimento, tecnologia de informação e microeletrônica.
O Marketing: toda a empresa necessita de uma boa propaganda em meio a tanta competitividade, é preciso qualidade, mas necessária a divulgação.
Por ultimo, a transformação na área de recursos humanos: recrutar melhor os contratados. Levando em consideração as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho e nas relações empresa/funcionário, as organizações precisam ter estratégias claras, sustentadas por uma gestão