estudo de caso
Armazém Popular da Escola de Arte e Cultura Plínio Marcos
Arquitetos: André José Mafra, Natasha Mendes Gabriel, Thaís Polydoro Ribeiro
Localização: Santos - São Paulo, Brasil
Área: 687.63 m2
Ano Do Projeto: 2012
A Escola Popular de Arte e Cultura Plínio Marcos abriga as atividades do instituto Arte no Dique, ONG que atua desde 2002 no Dique da Vila Gilda na Zona Noroeste de Santos, uma área com cerca de 22 mil habitantes que vivem em condições precárias.
O projeto é uma referência para esta região da cidade, tornando-se um importante polo cultural onde a promoção de espetáculos, shows, eventos, oficinas de qualificação técnica e geração de renda, fomentam a cultura popular, criatividade, empreendedorismo e sustentabilidade da comunidade. Escola Los Nogales
Arquitetos: Daniel Bonilla Arquitectos
Localização: Bogotá, Colômbia
Área: 1576.0 m²
Ano Projeto: 2009
O projeto do Centro de Artes atrasou vários anos para poder acontecer, permitindo, de maneira positiva, que se revisasse várias vezes seu conteúdo e pertinência curricular, assim alcançado um refinamento de seus conteúdos, concluindo-se com uma interessante relação dual, onde o primeiro nível seria para música e dança e o segundo para as artes plásticas, ligados entre si por uma grande escadaria-hall-galeria que os articula como um lugar de encontro, performances e exposições coletivas. O projeto arquitetônico do Centro de Artes baseou-se na possibilidade de desenvolver um edifício que se integrasse ao campus escolar do colégio, seguindo com o padrão de estruturas autônomas que o constituem, trabalhando os materiais que caracteriza os edifícios existentes de salas de aula e dando-lhes uma dimensão atual em estética e espacialidade.
La Rambla
"Rambla" é um tipo de rua larga e com grande movimentação de pedestres típica da Espanha. A mais conhecida das ramblas é Las Ramblas, ou La Rambla, que liga a Praça da Catalunha ao Porto Velho, em Barcelona, na Catalunha.