Estudo de Caso
GERDAU AÇOS LONGOS S.A.
Empresa Global em Siderurgia e Mineração líder no segmento de aços longos das Américas e a principal fornecedora de aços especiais no mundo.
Os produtos da empresa atendem diversos setores como construção civil, indústria, automotivo, agropecuário, etc.
Preocupada em atender as necessidades do mercado com produtos e serviços de qualidade que agreguem valor aos negócios de seus clientes.
Com essa filosofia a empresa tem feito à estratégia com base na rentabilidade dos produtos, analisando o mercado, economia e concorrentes investindo forte em novos produtos e tecnologias.
Dessas ações a empresa decidiu investir em um novo segmento, o de aços planos onde a demanda e rentabilidade vêm crescendo.
Além de desenvolver novos produtos ela tem buscado a autossuficiência em minério de ferro, com investimentos para aumentar a capacidade interna, reduzindo custos em todo o processo produtivo do aço, disponibilizando um produto de qualidade a um preço mais baixo para o mercado.
Um fator positivo é o preço baixo que é atrativo em um ambiente tão competitivo como o do aço. Não é só preço que vem influenciando a decisão dos compradores e engenheiros, a qualidade, normas, assistência técnica, serviços diferenciados e a preocupação com o meio ambiente em todo o processo produtivo também tem um grande peso na hora de decidir por qual marca escolher.
Atualmente, o cenário da indústria do aço passa por dificuldades econômicas, o excesso de capacidade instalada mundial, custo crescente de matérias primas, alta carga tributária, pouco investimento do governo, logística cara e a ação de países como a China que trabalha com a desvalorização da moeda com políticas cambiais e subsídios, conturba o mercado brasileiro.
O excedente de capacidade instalada mundial já está em 545 milhões de toneladas, que é um dos maiores problemas enfrentados pelas siderúrgicas, nos próximos anos o número deve continuar a aumentar.
O custo da