ESTUDO DE CASO
ATIVIDADE: Analisar a charge acima e relacionar ao texto: A Psicologia como ciência e o controle do comportamento humano: Problemas éticos e de valores (Aguiar, 2005. p.141), onde a autora apresenta duas posições antagônicas na Psicologia – a) Liberdade e autonomia são direitos humanos; b) Outros podem decidir o que é melhor para você.
A Psicologia como ciência e o controle do comportamento humano
Ao se desenvolver como ciência, a Psicologia trouxe, ao lado de conhecimentos de grande importância para a compreensão do comportamento humano, problemas éticos e de valores.
Kelman, já em 1968, mostrava que as pesquisas e os estudos científicos desenvolvidos nas diferentes áreas da Psicologia levavam a um conhecimento cada vez mais objetivo e sistemático, o que em conseqüência, possibilitava o controle e a manipulação do comportamento humano. Esses problemas deveriam, segundo ele, preocupar não só psicólogos, como também aqueles que fazem uso dos conhecimentos de natureza psicológica no exercício de diferentes funções, especialmente dentro das organizações. Pesquisadores como Max Pagés (1990), Dejours (1994), Chanlat (1990), Akatouf (1993) e Aguiar (1998) denunciaram a crescente e inescrupulosa utilização de conhecimentos científicos das diferentes áreas das ciências humanas como instrumentos poderosos de controle dos seres humanos, especialmente pelas organizações.
A atitude do cientista do comportamento diante dos problemas éticos que lhe são apresentados quer em sua atividade de pesquisa, quer na atividade de agentes de intervenção, vai depender de seus valores, de suas crenças na natureza humana e nos direitos humanos. Ruch e Zimbardo, ao discutirem a compreensão das relações causais entre os fatos psicológicos, a identificação dos processos psicológicos envolvidos em determinado comportamento e a identificação da maneira pela qual esses processos se desenvolvem, mostraram desde 1971 que esses