Estudo de Caso
2013
Você é dono de uma fábrica de uniformes empresariais e acaba de assumir um projeto de fabricação de uniformes, seguindo o padrão apresentado ao lado. A produção deverá ocorrer entre os dias 01 e 30 de julho de 2013, impreterivelmente.
Em cumprimento à legislação trabalhista, os colaboradores não podem trabalhar mais do que 6 dias consecutivos e a jornada é de 8 hs., não podendo haver horas extras. (Cada dia corresponderá a uma aula durante o planejamento e corresponderá a um minuto durante a execução).
Sua empresa precisa investir no aluguel de equipamentos, tais como: Máquinas de corte; Máquina de Costura; Máquina fixadora de bolsos e Pregadeiras de botões.
O Plano de Projeto deverá indicar a quantidade de uniformes a serem produzidos. Cada uniforme completo será inspecionado no momento da entrega e se estiver com qualidade padrão será adquirido por D$ 100,00 (cem dinheiros). Uniforme abaixo do padrão, mas em estado recuperável poderão ser aceitos, porém terão sua remuneração reduzida em 50%. Para cada uniforme planejado e não entregue haverá uma multa de D$ 30,00 (trinta dinheiros).
COMUNICADO 01/2013
O Sindicato dos Fabricantes de Uniformes (SiFU) assinou um acordo coletivo, onde constam as seguintes Cláusulas:
$1 – O trabalho realizado aos domingos e feriados deve ser remunerado com acréscimo de 100% do valor normal. Aos sábados o acréscimo será de 50%.
$2 – Os colaboradores terão direito à remuneração pelos dias de trabalho para os quais foram contratados, mesmo que ausentes. O descanso semanal não será remunerado.
O SiFU oferece os equipamentos para locação com preços muito abaixo do mercado durante o mês de julho. Os valores estão indicados na relação de custos abaixo:
EQUIPAMENTOS
Máquinas de corte (tesoura): D$ 150,00
Máquina de Costura (grampeador): D$ 160,00
Máquina fixadora de bolsos (bastão de cola): D$ 50,00
Pregadeira de botões (caneta): D$ 20,00
Medidor (régua plástica pequena):