estudo de caso
CURSO DE ENFERMAGEM 1º PERIODO
ISAC FREDERICO
ESTUDO DE CASO
PNEUMONIA
SOBRAL - CE
2014
ISAC FREDERICO
ESTUDO DE CASO
PNEUMONIA
Estudo de caso apresentado ao professor Paciolo Montini tutor da disciplina de introdução a enfermagem, como requisito avaliativo referente a nota parcial da 3º ap do 1º período de enfermagem.
SOBRAL - CE
2014
INTRODUÇÃO
A pneumonia é uma inflamação do parênquima pulmonar, sendo causada por um agente microbiano. A pneumonia é um termo mais genérico, descrevendo um processo inflamatório no tecido pulmonar que pode predispor o paciente a ou colocá-lo em risco de invasão microbiana. A pneumonia é a causa mais comum de morte em decorrência de doenças infecciosas nos Estados Unidos. É a sexta causa de morte nos EUA em relação à todas as idades. Ela é tratada extensivamente tanto na unidade de paciente interno quanto na unidade ambulatorial.
A pneumonia é causada por vários microrganismos, incluindo bactérias, microbactérias, clamídia, mico plasma, fungo, parasitas e vírus. Vários sistemas são utilizados para classificar pneumonias. Classicamente, a pneumonia tem sido categorizada dentro de uma das quatro categorias: bacteriana ou típica, atípica, anaeróbio e oportunista, existindo uma sobreposição nos microrganismos considerados como responsáveis pelas pneumonias típicas e atípicas.
Desta forma, o presente estudo, tem como objetivos estabelecer um plano de cuidados para um cliente portador de pneumonia, através de todo processo de enfermagem, para prevenir complicações decorrentes da patologia, e estabelecer medidas de enfrentamento da doença para melhora do padrão de vida.
OBJETIVOS
Realizar o processo de enfermagem em uma pessoa com pneumonia.
METODOLOGIA
O estudo de caso