estudo de caso
ÚLCERAS POR PRESSÃO
João Pessoa
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
Brenda Farias
Dhyanine Morais
Graciana Ferreira
Tailhane Cristina de Moraes
ÚLCERAS PRO PRESSÃO
Trabalho Integrador destinado a avaliação do 3º estágio, do curso de Enfermagem, 4º período, no Centro Universitário de João Pessoa.
João Pessoa
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ, tem como metodologia para o curso de Enfermagem, a integração de todos os componentes curriculares, afim de formar um enfermeiro capaz de interagir juntamente com outros profissionais e ter um olhar holístico sobre seu paciente.
Uma das formas de integração é a visita técnica supervisionada por alguns professores da instituição. A primeira visita feita por nosso grupo, foi a Instituição de longa permanência “Lar da Providência’. Durante uma semana tivemos a oportunidade de interagir com os idosos lá presentes e aplicar os conhecimentos adquiridos em Farmacologia Aplicada à Enfermagem, Saúde do Adulto e do Idoso, Anatomia Aplicada à Enfermagem e Semiologia e Semiotécnica II.
Na segunda semana a visita foi feita ao Hospital São Vicente, e lá visitamos alguns pacientes, conversamos com eles, fizemos curativos e podemos aplicar o que aprendemos em Saúde do Trabalhador, Semiologia e Semiotécnica, Saúde da Criança e Saúde da Mulher.
Por fim, elaboramos este trabalho com ênfase em Úlceras por Pressão, que é um problema grave principalmente em pacientes idosos ou com doenças crônicas e degenerativas, o que se faz indispensável uma maior investigação e cuidado com esses clientesˡ.
As Úlceras por pressão são decorrentes de isquemia tecidual² provocadas pela pressão constante numa mesma região do corpo. Isso acontece principalmente pela falta da mudança de decúbito, tornando o quadro do