estudo de caso
1- Quais eram as competências de Sérgio, antigo chefe e antecessor de Humberto? Faça uma avaliação de suas competências como administrador, destacando seus eventuais pontos fracos.
R: Sérgio como supervisor de um grupo de funcionários, foi responsável pela realização de tarefas que visava o controle das vendas de seus funcionários, traçando objetivos e metas para que isso ocorresse de forma satisfatória, realizando assim alguns aspectos do papel de gerência na empresa em que exercia seu trabalho.
Nas suas ações apresentou uma forte competência intelectual e técnica nas suas ações frente ao seu grupo de funcionários, pois mostrou um conhecimento dentro do seu campo de Trabalho, apresentando aos funcionários, regularmente, foco e meios para conseguir atingir os objetivos traçados por ele, sempre de forma planejada e organizada, realizando um momento de reflexão sobre o total de vendas realizadas, levando a questionamentos de cada funcionário.
Mas ao ser promovido de cargo, Sérgio não demonstrou uma competência interpessoal satisfatória, pois como um bom líder, ele deveria dar uma formação profissional para o funcionário que o substituiu em seu antigo cargo, sempre visando o bem da empresa da qual ele é responsável.
2- Se você fosse Sérgio, como teria agido quando Humberto foi promovido para ocupar seu lugar?
R: Usando as habilidades de liderança e humana, e assim, fazendo uso da competência interpessoal, como um bom líder daria a esse funcionário uma formação, para ele poder conhecer quais são os objetivos e as metas que esse cargo possui, pois iria entender que Humberto não entraria sabendo as funções de tal cargo, necessitando da orientação de alguém, para que assim o andamento da empresa não fosse prejudicado.
3- Quais eram as competências mais desenvolvidas de Humberto? Quais ele deveria desenvolver, para se tornar supervisor?
R: Humberto possuía uma forte competência técnica,