Estudo de caso
1.Qual a relação entre o funcionamento do supermercado e o sistema Toyota de produção?
Normalmente quando vamos ao supermercado, procuramos comprar o necessário, de acordo com a nossa necessidade. Observando isso, Taiichi Ohno decidiu aplicar esse método em sua linha de produção, isto é, á partir dalí a Toyota produziria apenas o necessário para a venda, de modo que não houvesse desperdício de materiais e nem fabricações de má qualidade.
2. Quais as diferenças entre o sistema Toyota de produção e o sistema tradicional?
Tradicionalmente, as empresas preferem investir na fabricação em massa, ou seja, enquanto houver materiais e funcionários suficientes, elas produzem. Já a Toyota não age da mesma forma, pois aplicou o sistema Just in time a sua linha de produção. Esse sistema consiste em não gastar nem produzir nada além do necessário, ou seja, a produção depende da venda. Quanto mais venda, mais produção e vice e versa. Dessa forma se evita o desperdício desnecessário.
3. Quais as vantagens de fabricar apenas o necessário? Há desvantagens?
Fabricando apenas o necessário, é possível observar se esse modelo de carro está agradando ao público, se a venda está sendo lucrativa e contribui com a diminuição de desperdício. Esses fatores são importantes a critério de investimento, pois se a Toyota decide investir em uma quantidade de automóveis além da demanda, pode ser que esses produtos não tenham a saída esperada, o que poderá acarretar em prejuízos para a empresa, além de que esses produtos tomariam espaço no armazenamento, isto é, se a Toyota decidisse lançar um novo modelo, com toda certeza teria que diminuir bruscamente o valor do produto, afim de que ele fosse vendido rapidamente. Como desvantagem, existe a possibilidade de haver uma procura em massa deste produto, o que pode acarretar em atrasos na entrega.
4.Considere os argumentos dos adversários do sistema Toyota. Você concorda? Se tivesse que escolher entre o sistema Toyota e seus