Estudo de Caso
ESTUDO DE CASO DUCOR CHEMICAL
Rio de Janeiro
Novembro / 2013
PERGUNTAS
1. Como podemos criar uma parceria entre o (a) gerente de projeto e os (as) gerentes de linha quando o (a) gerente do projeto foca somente nos interesses do seu projeto e é esperado do (a) gerente de linha tomar decisões imparciais para a empresa?
2. Como poderiam ser resolvidos conflitos sobre alocações de recursos entre o (a) gerente de projeto e os (as) gerentes de linha?
3. Deveria um cliente externo influenciar nas alocações de recursos dos projetos? Nos seus projetos, os clientes influenciam?
4. Como retirar do projeto ou melhorar a performance de um colaborador que não está tendo o desempenho esperado?
5. Deveria o (a) gerente do projeto negociar por entregáveis ou por pessoas?
RESPOSTAS
1. No caso apresentado ocorreram vários problemas devido à forma como o gerente do projeto abordou o gerente do laboratório. Nestes casos seria aconselhável que o processo de solicitação de recursos fosse feito de forma mais formal através do setor de RH, onde seria identificado o perfil do recurso a ser utilizado. Após este primeiro passo, com a identificação em mãos o gerente do projeto poderia enviar ao gerente de laboratório sua solicitação anexando a este documentação do RH, sempre utilizando formulário interno ou e-mail corporativo criando um canal formal e direto. Assim todo e qualquer critério de participação em reuniões, horas de trabalho do recurso neste projeto, prazos, etc ficariam registrados e estas regras teriam de ser cumpridas por todos os envolvidos, o que não ocorreu neste caso específico apresentado e isto acabou causando um grande mal estar entre os dois gerentes. Para melhor administrar qualquer negação ou dificuldade imposta pelo gerente de linha, o gerente do projeto poderá Tb reunir dados que norteiem e deem embasamento as suas solicitações através de relatórios com as lições aprendidas de projetos