Estudo de Caso
Tema do Trabalho
Estudo de Caso – Processo Integrado – Intercâmbio Eletrônico
1. Introdução
1.1. Problema
1.2. Justificativa
1.3. Objetivo
1.4. Metodologia
2. Tema
2.1. Sobre a Unimed
2.2. Cenário
2.3. Intercâmbio Eletrônico
2.4. Middlewares
2.5. Transações Intercâmbio
3. Indicadores de análise da solução
4. Conclusões
1.1 – Problema
Como garantir o atendimento médico em todo o território nacional aos beneficiários do sistema Unimed?
1.2 – Justificativa
As unimeds são cooperativas individuais e possuem diretrizes próprias, porém, é necessário cumprir as diretrizes previstas no Manual do Intercâmbio Nacional Unimed, que prevê a garantia e qualidade no atendimento do beneficiário em qualquer região do Brasil.
1.3 – Objetivo
Apresentar os componentes tecnológicos que garantem o funcionamento do Intercâmbio Eletrônico.
1.4 – Metodologia
Anualmente é realizada a análise do Manual de Intercâmbio Nacional – Unimed afim de garantir o alinhamento das regras de negócios entre todas as unidades da Unimed, alinhado às regras da ANS – Agência Nacional de Saúde, garantindo o atendimento a todos os Beneficiários Unimed em sua rede de atuação nacional.
2.1 - Sobre a Unimed
A Unimed é o maior sistema cooperativista de trabalho médico do mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 83% do território nacional. O Sistema nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP) pelo Dr. Edmundo Castilho, em 1967, e hoje é composto por 360 cooperativas médicas, que prestam assistência para mais de 19 milhões de clientes em todo País.
Clientes Unimed contam com mais de 110 mil médicos ativos, 3.033 hospitais credenciados, além de pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias e hospitais próprios e credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar