Estudo de caso
Uma distribuidora de produtos recebe pedidos pelo correio. O pedido é aceito se o cliente e o produto estiverem previamente cadastrados. Caso contrário o pedido é rejeitado e devolvido ao cliente.
Ao final da semana a distribuidora emite requisições de produtos aos fornecedores com base nos pedidos recebidos.
Quando os produtos são fornecidos, a distribuidora confere as faturas dos fornecedores com as requisições, devolve as que tiverem erros e atende os pedidos dos clientes. Uma cópia da fatura é enviada à tesouraria para controle do pagamento aos fornecedores.
Diariamente é enviado para a tesouraria a relação dos pedidos que estão totalmente atendidos a fim de que seja feita a cobrança aos clientes.
requisitos de análise com o propósito de minimizar o escopo do sistema: não são previstos ítens em estoque; o controle das faturas está fora do domínio do sistema; não está previsto cancelamento ou devolução de pedido bem como aceitação parcial de uma fatura; as faturas são sempre entregues pelos fornecedores em ordem de solicitação;
1- Modelo Ambiental
1.1- Propósito
Efetuar o gerenciamento dos pedidos de produtos, bem como as requisições enviadas aos fornecedores e cobrança a clientes.
1.2- Lista de Eventos
Evento Estímulo Resposta
1- Cliente envia pedido de produtos
2- Cliente solicita cadastramento
3- Gerente cadastra novo produto
4- Gerente cadastra novo fornecimento
5- Gerente cadastra novo fornecedor
6- É hora de enviar requisições aos fornecedores
7- Fornecedor envia fatura
8- É hora de gerar cobrança aos clientes
1.3- Diagrama de Contexto
2 - Modelo Comportamental
2.1- DPF particionado por eventos ou DFD das atividades essenciais