Estudo de caso
O consumidor que realiza suas compras pela internet tem um nível de expectativa diferenciado e dispõe de uma gama de informações adicionais. O processo de logística é o mais importante nas operações on-line, e exige do empreendedor investimentos em sistemas tecnológicos que assegurem segurança e perfeita integração entre todos os envolvidos.Antes de partir para a criação do comércio eletrônico, é necessário ter uma estrutura empresarial e um planejamento logístico similar ao do comércio tradicional. A logística tem a mesma definição para qualquer tipo de negócio: é o processo de planejar, executar e controlar eficientemente o transporte, a movimentação e o armazenamento de produtos dentro e fora das empresas, garantindo a integridade e os prazos de entrega dos produtos aos usuários e clientes.
Manter um site na Internet sem se preocupar com estrutura de logística significa não esperar retorno algum, e talvez ter prejuízos enormes. O processo de atendimento dos pedidos e entrega dos produtos (a logística de distribuição) é um dos principais problemas do comércio eletrônico
Peculiaridades do varejo virtual
Apesar de logística ser um conceito universal, a logística do varejo virtual possui características únicas, que exigem um esforço de aprendizagem para todos os envolvidos neste tipo de atividade: fornecedores, transportadoras, operadores logísticos e empresas de varejo virtual.
A loja funciona 24 horas por dia, sete dias da semana.
A loja oferece um rico conjunto de informações, que envolvem a localização e identificação do produto, comentários de outros consumidores, informações sobre preço e frete, e tempo de entrega.
O custo operacional é baixo. Não há custos existentes em uma loja “real”, tais como aluguel.
O ciclo de tempo para a entrega de produtos e serviços é menor.
Os custos de comunicação são menores e há a eliminação de intermediários do