Estudo de caso
Magayve Dos Santos Lima²
Samuel Filgueiras Rodrigues³
1 INTRODUÇÃO
O planeta terra estar em constante movimento, e essa dinâmica influencia diretamente em alguns lugares da terra. Os movimentos de Solstícios e Equinócios são fenômenos que possui uma atuação direta, principalmente em cidades localizadas entre os trópicos do planeta [1]. São Luís capital do Maranhão é uma cidade que se encontra localizada entre esses trópicos, por isso, há uma incidência de raios quase que constantes, devido aos Equinócios, tendo apenas uma ínfima variação de temperatura, com os Solstícios. Porém o suficiente pra tonar o clima ludovicense caracterizado como Tropical e Úmido.
São Luís é uma cidade litorânea, por isso possui uma influência maior das massas líquidas. Como os oceanos possuem a propriedade de reter o calor fornecido pelo sol, a ilha fica submetida a baixas amplitudes térmicas, ou seja, a cidade estar sob influência da maritimidade do oceano Atlântico [2]. A ilha sofre uma maior incidência de raios solares entre os meses de julho a dezembro, o que resulta no desconforto da população. Enquanto que, de janeiro a junho a cidade se encontra em seu período chuvoso.
A Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, é uma Faculdade localizada na cidade. Em consequência disso, no período de julho a dezembro, a Instituição utiliza com maior intensidade seus aparelhos de ar condicionado, para amenizar o desconforto térmico no ambiente. Logo, há um aumento nos gastos da empresa afetando diretamente no balanço anual de despesas. Diante dessas ideias, a empresa Sonic Construction Corporation desenvolveu algumas soluções cabíveis para sanar os problemas relatados a cima.
Deparando-me com a competência de nossa empresa, eu como gestor, Magayve dos Santos Lima, da Sonic Construction Corporation, venho