Estudo de caso
DISCIPLINA: AUDITORIA I PROFESSOR: MAURO SÉRGIO BOPPRÉ GOULART
ACADÊMICAS: INGRID MARIA GLAUCIA MARCIA JULIANY
ESTUDO DE CASOS:
DISPONÍVEIS - 01
DUPLICATAS A RECEBER - 02
BIGUAÇU, 17 DE OUTUBRO DE 2012.
FALHAS E RECOMENDAÇÕES
CASO 01
* FALHA: falta de conciliação bancária. * RECOMENDAÇÃO: prática periódica de conciliação bancária para que erros sejam evitados e que se possa haver evidenciação dos extratos bancários nos controles internos.
* FALHA: há funcionários sobrecarregados. * RECOMENDAÇÃO: contratação de novos funcionários para melhor desempenho de todos.
* FALHA: itens não contabilizados (extratos bancários, adiantamentos de salários, notas ficais). * RECOMENDAÇÃO: ter uma contabilização completa, para que assim se possa haver um controle interno mais eficiente e eficaz.
* FALHA: falta de conferência dos saldos fiscais e contábeis. * RECOMENDAÇÃO: ter sistemas integrados para que haja confrontamento dos saldos fiscais e contábeis, evitando assim erros e fraudes nos livros.
* FALHA: falta de preparação e conhecimento por parte dos funcionários. * RECOMENDAÇÃO: implantar na empresa um sistema de cursos e workshop periódicos para os funcionários, e também utilizar a rotatividade das funções, ou seja o funcionário pode se adaptar melhor em outra função.
* FALHA: comunicação entres os setores. * RECOMENDAÇÃO: deve haver a implementação de um sistema de forma que os dados sejam integralizados para todos os setores.
FALHAS E RECOMENDAÇÕES
CASO 02
* FALHA: o saldo contábil de duplicatas a receber está em desacordo com os demais controles de crédito e cobrança, ou seja, um saldo não está batendo com o outro. O motivo desta falha pode ser o lançamento de algum recebimento em conta sintética e o não lançamento na conta analítica. *