Estudo de caso
O presente trabalho tem objetivo de apresentar produtos financeiro utilizados como são instrumentos através dos quais as instituiçoes financeiras efetuam suas operações de captução e aplicação. São as atividades executadas durante o processo de obtenção de recursos e concessão de créditos. tais como forma de investimento que é aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro) com expectativa de receber um retorno futuramente maior que o aplicado. E de empréstimo onde é feito um contrato entre pessoa física ou jurídica e a instituição financeira pelo qual o solicitante recebe um valor que será devolvido no prazo determinado acrescido de juros e multa.
1. INVESTIMENTOS
1.1 Certificados de Deposito Interbancário – CDI
De acordo com Fortuna (pag.109, 110) Certificado de Deposito Interbancário (CDI)
São títulos emitidos pelas instituições financeiras, que serve para transferir recursos de uma instituição financeira para outra. A maioria das operações é negociada por um só dia suas vantagens são: não haver taxação, ser rápido e seguro.
Assaf Neto (2011 pag.148). Complementa as operações realizadas com CDIs no mercado interfinanceiro são controladas e registradas pelas instituições participantes e nos terminais da CETIP.
1.2 Certificados de Deposito Bancário – CDB
De acordo com Assaf Neto (2011 pag. 80,81). Certificado de Depósito Bancário CDB é titulo emitido pelos bancos e vendido aos clientes para captação de recursos, quando o banco emite um CDB, ele assume a obrigação de um pagamento futuro pelo dinheiro recebido do cliente. Geralmente os recursos captados pelo banco por meio de CDBs são destinados para o financiamento do capital de giro das empresas. Quando se compra um CDB, o comprador esta emprestando dinheiro para que o banco empreste para outras empresas.
O titulo pode ser emitido com remuneração prefixada ou pós-fixada, o prefixado informa ao investidor, no momento da aplicação, quando irá pagar em seu vencimento a taxa de