Estudo de caso
A seguir estão apresentados o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício de uma empresa de do setor de alimentos. Com as informações disponíveis, desenvolva um estudo da situação financeira da empresa utilizando a metodologia apresentada até aqui: (a) reclassificação das contas do balanço em operacionais e financeiras; e (b) determinação das variáveis-chaves: CCL, NCG, SD e NTFP. Após estes passos iniciais, responda as seguintes questões:
a) Como o Capital Circulante Líquido (CCL), a Necessidade de Capital de Giro (NCG) e o Saldo Disponível (SD) evoluíram ao longo do tempo? Como você avalia a liquidez da empresa? Aplique a classificação do Braga, Nossa e Marques para esta empresa nos três anos analisados.
b) Como a Necessidade Total de Financiamento Permanente (NTFP) e as Origens de recursos de longo prazo evoluíram ao longo do tempo? Esses dados ajudam a entender a atual situação de liquidez da empresa?
c) Em sua opinião, o que mais contribuiu para o aumento da Necessidade Total de Financiamento Permanente (NTFP)? A Necessidade de Capital de Giro ou o Ativo Não Circulante?
d) Calcule para os três anos os prazos médios de estoques (PME), cobrança (PMC) e pagamento (PMP), usando as expressões abaixo e responda:
Assuma que o valor das compras representa 70% do Custo dos Produtos Vendidos (CPV). Esses valores ajudam a compreender a evolução da Necessidade de Capital de Giro ao longo do período?
e) O que aconteceria com a conta de estoques se o PME fosse reduzido pela metade em todos os anos? Quais seriam os reflexos dessa mudança no Ativo Circulante Operacional (ACO), na Necessidade de Capital de Giro (NCG), na Necessidade Total de Financiamento Permanente (NTFP) e no Saldo Disponível (SD) para os três anos?
Balanço Patrimonial Consolidado (R$ Mil)
Descrição
31/12/2011
31/12/2010
31/12/2009
ATIVO
3.007.234 2.424.094 2.234.012
Ativo