Estudo de caso
2.0. ESTUDO DE CASO: PACIENTE COM ENFISEMA PULMONAR
2.1. HISTÓRICO DE ENFERMAGEM
2.1.1. Identificação: I. L. S., branca, 75 anos, viúva, 12 filhos, brasileira, pensionista, não alfabetizada residente em Rio Verde Goiás, natural de Jataí Goiás, evangélica. Ex-tabagista, começou o tabagismo de palha com 12 anos de idade, parou com o mesmo aproximadamente com a idade de 62 anos. Foi admitida na unidade do Pronto Socorro do HPDG, no mês de fevereiro de 2005, onde realizou exames e obteve o diagnóstico de enfisema pulmonar.
2.1.2. Necessidades básicas: Nos últimos anos não tem dormido bem à noite devido à dispnéia noturna, o que tem agravado o caso. Repousa sempre e evita esforços devido à dificuldade respiratória ao realizar atividades físicas.Tem dificuldade para fazer caminhadas devido à dispnéia, o hábito alimentar e ótimo se alimenta de verduras, frutas, ovos, leite, queijo, carne vermelha e branca e toma muita água. Eliminações intestinais normais e às vezes tem febre. Mora em casa própria, de alvenaria, a qual não tem rede de esgoto, porém, tem eletricidade, água encanada e o lixo são coletados pela prefeitura. Suas atividades de lazer incluem costurar, bordar, assistir novelas, conversar com os familiares e os irmãos de igreja, cujo ela frequenta de duas a três vezes por semana. Procura o médico a cada seis meses e sempre que sua situação de saúde se agrava é levada ao pronto atendimento.
2.1.3. Sintomas:
Dispnéia, taquipnéia, fadiga e dor torácica.
2.1.4. Tratamento:
Evita ficar perto de fumantes, fogão a lenha, churrasqueiras e faz o uso de inalação.
2.1.5. Situação de Risco:
A cliente fica com a imunidade baixa podendo sofrer outras patologias graves que podem levar ao óbito como pneumonia e/ou câncer de pulmão.
2.1.6. Estatística:
A associação entre o ramo de atividade ou função específica está bem demonstrada em um estudo de base populacional envolvendo 11.447 indivíduos,