Estudo de caso
Estudo de caso realizado no Hospital HUERB, em Rio Branco, Acre, durante o período de estágio referente ao Estágio Supervisionado.
OBJETIVO
Realizar a entrevista e o exame físico geral para um levantamento e diagnóstico de enfermagem, para a elaboração do plano de cuidados de enfermagem e assistência geral ao paciente.
METODOLOGIA
Coleta de dados do prontuário do paciente, anamnese, exame físico.
FONTES
Prontuário do paciente,entrevista,literatura e acesso a internet.
ESTUDO DE CASO M.M.B,40 anos,sexo feminino,casada,de cor parda,católica,agente de saúde. Mora em Sena Madureira, Acre. Possui esquema vacinal completo. Paciente deu entrada no HUERB no dia 25 agosto de 2013, com história de Erisipela Bolhosa em MID evoluindo para edema e dor local. Orientada e comunicativa, não é tabagista, nega etilismo colabora com o tratamento medicamentoso, aguarda avaliação do Cirurgião Vascular. Ao exame físico: eupnéica, acianótica, bulhas normofonéticas, abdome plano, ausência de dor a palpação, ruídos hidroaéreos presentes, normativos. Aferido SSVV: PA: 100x60mmHg; Fr: 20 rpm; Fc; 70bpm; Tax: 35,6ºC.
EVOLUÇÃO DE ENFERMAGEM
Paciente no 10º dia de internação, ao exame físico consciente, comunicativa, lúcida, deambulando com auxílio, memórias preservadas, eupnéica, afebril, nega alergia medicamentosa, refere insônia e aceita parte da dieta oferecida. Couro cabeludo normal, sem presença de pediculose,seborréia,ulcerações ou abaulamentos. Olhos simétricos sem alterações visíveis, PSRRLA. Ouvidos externos simétricos, acianóticos, sem ulcerações, com presença de