Estudo de caso
Este trabalho é um estudo de caso clínico que teve como local de realização a Clínica Cirúrgica Masculina do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), no decorrer do Ensino teórico-prático (ETP) da disciplina de Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso II, do 5º período do curso de Graduação e Licenciatura em Enfermagem, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC), da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Este estudo de caso clínico tem como objetivo contribuir para a articulação dos conteúdos apresentados em sala de aula como: as técnicas e procedimentos de enfermagem, a necessidade do pensamento crítico no decorrer da atuação do enfermeiro, a metodologia da assistência em enfermagem, a relação interpessoal cliente – enfermeiro e todo o conhecimento científico visto até o momento durante a disciplina. Tal levantamento de dados dará base para a formação dos diagnósticos, resultados e as intervenções de enfermagem.
Justifica-se a realização desse trabalho devido à necessidade de aprimoramento da assistência em saúde individualizada ao cliente de acordo com as suas necessidades tendo em vista o despreparo constantemente notável durante os cuidados prestados por profissionais de enfermagem.
O paciente o qual realizamos nosso estudo de campo de estágio, foi o paciente C.M do sexo masculino, de 74 anos, com diagnóstico médico de Síndrome de imunodeficiência Adquirida (SIDA) e obstrução intestinal. O motivo da internação clinica masculina pós operatória, foi a obstrução intestinal onde foi realizado uma laparotomia exploradora.
2. Metodologia
Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa cujo método de escolha foi através da realização do gerenciamento de caso, o qual prioriza o acompanhamento do paciente, uma análise detalhada dos problemas do paciente e de suas necessidades, assim como de seus familiares e dessa forma a promoção de um acompanhamento contínuo do paciente.
A obtenção de informações foi feita