Estudo de caso
Esses serviços trazem muitos benefícios para o lojista, mas sua implantação tem vários aspectos que têm que ser muito bem feitos para os serviços funcionarem bem e sem riscos para as partes. Esses aspectos incluem: * assinatura de um contrato * instalação de uma máquina * alterações no sistema da loja * treinamento * material de ponto de venda * pagamento de uma taxa.
Até hoje, apenas uns poucos programas foram implantados, em caráter de piloto, e a implantação esteve a cargo do Pedro, um colaborador que tinha várias outras atividades.
Segue a descrição de uma implantação típica, da loja de materiais de construção ConstruVip: * Dia 1 - O Supervisor Comercial vende o conceito dos serviços para a loja e passa os dados das lojas por telefone para o Pedro pedir um contrato para o departamento Jurídico * Dia 7 – O Jurídico manda o contrato para Pedro, que manda para a Construvip * Dia 20 – Após várias cobranças, Pedro recebe o contrato assinado * Dia 21 – Pedro envia um “pedido de máquina” para a loja assinar * Dia 28 – Pedro recebe o pedido assinado e pede para o departamento de Logística enviar a máquina para a loja. Em paralelo, abe uma Ordem de Serviço para o Financeiro preparar e enviar pelo correio um boleto para a loja pagar a máquina * Dia 40 – A loja recebeu a máquina e liga para Pedro com dúvidas sobre como instalar a máquina. Pedro diz que não é com ele, e dá o telefone do departamento de sistemas para a loja ligar. * Dia 41 – Pedro liga para a loja perguntando quantos materiais de ponto de venda (banners, adesivos) a loja vai querer. Depois, manda um email para o Marketing enviar os materiais para a loja * Dia 45 – O Departamento de Sistemas e a loja começam a trocar vários telefonemas para tirar dúvidas / explicar as alterações necessárias no sistema da loja * Dia 46 – a loja descobre que precisava