Estudo de Caso
É uma apresentação concisa de todos os pontos relevantes do trabalho, permitindo a quem o ler resolver sobre a conveniência ou não de consultar o texto completo. O resumo deve ressaltar o que se pretendeu solucionar e explicar, os objetivos, a abordagem metodológica empreendida, os resultados e as conclusões. Deve ter entre 10 a 20 linhas, de linguagem e formal. Deve ser redigido na terceira pessoa do singular, compondo-se de uma seqüência coerente de frases e não de enumeração de tópicos. Deve-se evitar o uso de parágrafos no meio do resumo, bem como de fórmulas, diagramas e símbolos, e não deve incluir citações bibliográficas.
Seguem abaixo exemplos de resumos de estudos de caso:
Exemplo 1:
O presente trabalho apresenta uma investigação sobre como micro e pequenas empresas (MPE) organizam seus recursos internos para superar barreiras externas e atingir o objetivo estratégico da exportação. O método qualitativo do estudo multicaso foi empregado, sendo estudadas quatro MPE paulistas. Os resultados demonstraram que as empresas tiveram de promover mudanças em suas rotinas produtivas para delegar eficiência em seus processos de produção, principalmente através da implementação da Boas Práticas Agrícolas – BPA e obtenção da certificação internacional Globalgap.
Quanto às modalidades de exportação utilizadas, as quatro empresas começaram a exportar pela via indireta através de agentes intermediários. No caso de duas empresas da amostra, os respectivos proprietários-dirigentes possuíam funções executivas junto à empresa que atuava como intermediária, que no caso é uma associação. E no caso de outra empresa da amostra, com o passar dos anos, esta passou a exportar pela via direta, utilizando seus próprios recursos. Os resultados não apontaram para a exportação através da figura do consórcio de exportação, contrariando parte da literatura revisada.
Exemplo 2:
O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema que integra as informações de