Estudo de caso
Créditos Imagem
Autor: Autor[->1]
Por vezes existem mitos acerca da amamentação que são passados através de gerações ou criados com a ignorância que o desconhecimento científico provoca. Deixamos aqui alguns desses mitos desmitificados.
Para produzir mais leite deve-se beber mais leite
Isto não é de todo verdadeiro. Qualquer tipo de alimento em quantidade suficiente é capaz de produzir leite materno. Na realidade quanto mais o bebé mamar, mais leite será produzido.
Peitos pequenos não produzem leite suficiente
Felizmente que a capacidade de amamentar não depende do tamanho dos peitos. O tamanho dos peitos apenas depende da gordura armazenada nesse local. A produção de leite só depende das glândulas que se encontram nos peitos, e que, em geral, existem em quantidade suficiente nas mulheres.
Usar água fria enquanto se está a amamentar é prejudicial
Este tipo de crença em nada é fundamentada cientificamente. A crença que o bebé pode apanhar uma constipação enquanto a mãe bebe, ou mexe em água fria não é simplesmente verdadeira.
Se não amamentar o primeiro bebé, não conseguirá amamentar o segundo
Isto é uma crença errada. Pode estar descansada, que poderá dar de mamar ao segundo bebé, mesmo que opte por não dar de mamar ao primeiro.
A produção de leite só começa passado 3 dias
Isto não é verdadeiro. A substância amarelada inicial chamada de colostro é muito importante e muito boa para o bebé, sendo suficiente para o amamentar durante os 3 primeiros dias.
É normal que a amamentação seja dolorosa
Não é verdade. Embora exista algum desconforto ou se sinta um pouco dorida durante os primeiros dias, esta situação só é comum acontecer nos primeiros dias, e nunca deve ser tão má como estes dias. Qualquer dor que dure mais de 3 ou 4 dias não deve ser ignorada, pois pode ser devido a uma infecção nos mamilos.
A mãe deve lavar os mamilos antes de cada amamentação
Não é verdade. Quando se alimenta um bebé a fórmula, aí sim deve-se lavar bem os