Estudo de caso
1.
Planejamento: Abrange definição de metas, estrutura para alcançar as metas, desenvolvimento de uma hierarquia para coordenar e integrar as atividades que permitem a realização das metas;
– Organização: Abrange a definição das tarefas que deverão ser realizadas, quem executará, como serão agrupadas, quem responderá para quem e quem toma decisão;
– Liderança: Trata do aspecto motivacional, trata de dirigir as atividades dos subordinados, trata de selecionar o canal de comunicação e solucionar conflitos;
– Controle: Envolve o processo de monitoração das atividades para garantir que estas sejam realizadas conforme o planejado. As tarefas de comparar e corrigir também fazem parte da função controle.
A relação entre as funções da administração é a interdependência que elas tem. Pois uma depende da outra e uma mudança feito em uma também altera a outra.
2.
Planejamento estratégico: É a metodologia administrativa que permite estabelecer a direção a ser seguida pela empresa, e que visa ao maior grau de interação com o ambiente, onde estão os fatores não controláveis pela empresa, consolidado uma atuação inovadora e diferenciada. É um processo feito a longo prazo, gerenciado pelo diretor.
Planejamento tático: É a metodologia administrativa que tem por finalidade otimizar determinada área de resultado da empresa. É um processo a médio prazo, gerenciado pelo gerente.
Planejamento Operacional: É a formalização das metodologias de desenvolvimento e de implementação de resultados específicos a serem alcançados pelas áreas funcionais ou unidades organizada das empresas. É feito no dia-a-dia da empresa e tem como característica ser feio a curto prazo.
3.
1. Coordenação: é a capacidade de integrar, com método e ordem, os diversos conhecimentos, atividades e pessoas alocadas no desenvolvimento e operacionalização de um processo, projeto ou sistema, visando a um objetivo comum da empresa.
2. Comunicação: é o processo interativo e