Estudo de caso
Estudos de caso devem abordar uma ocorrência, um projeto específico aplicado ou em aplicação, um indivíduo determinado, uma empresa, um objeto, um fenômeno real. No estudo de caso, a pesquisa realizada é de natureza fundamentalmente qualitativa.
Primeiramente, é preciso determinar os objetivos da pesquisa do seu trabalho. É a partir disso que se define o elemento de relevância, ou seja, é uma ou mais pessoas, um determinado departamento, um setor específico de uma empresa, ou seja, é um núcleo, pessoal ou local, importante dentro do universo do seu estudo de caso para o objeto de pesquisa. Seria, em outras palavras, o mais interessado no estudo do problema. Significativo frisar também que este gênero de estudos é bastante importante quando o pesquisador tem necessidade de descobrir respostas sobre a situação, quer dizer, sobre como e por que os eventos ocorrem, demandando um tratamento mental sobre uma situação real, ou seja, visível no cotidiano ligado a este objeto de pesquisa.
No entanto, a identificação dos elementos relevantes somente não basta, sendo preciso também determinar os elementos secundários, como clientes ou outros departamentos influenciados pelos elementos relevantes. Sem eles, você não vai conseguir caracterizar todos os processos ligados ao seu objeto de pesquisa.
È necessário cumprir os seguintes passos?
- Caracterizar o problema
- Avaliar a população afetada
- Delinear a melhor prática de abordagem e estudo
- Especificar uma metodologia de coleta de dados
- Analisar os dados coletados estatisticamente ou comparativamente, de acordo com o universo de estudo
- Propor um plano de ação
Algo que deve ficar bastante claro em um estudo de caso é quanto ao papel da teoria para a realização deste gênero de monografias. Apesar da sua natureza ser profundamente prática, diferentemente do estudo teórico, baseado em uma revisão bibliográfica, nenhuma monografia de caso poderá ter sucesso sem o apoio da teoria. Na verdade, todo