Estudo De Caso O Professor Que Virou Tenis
1. Qual era a estratégia da Nike até 1998? Era a mesma estratégia que a empresa pretendia ter em 1998 em diante? A mudança de estratégia significou uma mudança de negócio? Use a seção deste capítulo para responder.
R: Até 1998 a Nike vendia calçados esportivos, não tinha nenhum diferencial perante as outras empresas, de 1998 em diante, apesar da mudança de estratégia, a empresa não mudou de negocio, a empresa continuou no ramo esportivo, mas investiu em novos produtos, passou a fazer produtos personalizados como roupas, equipamentos, inclusive relógio e óculos.
2. Quais seus objetivos estratégicos?
R: Os objetivos da empresa é se tornar líder mundial, a maior empresa de esportes e fitness do mundo. 3. Que forças externas e internas estavam influenciando os planos estratégicos da Nike? Faça uma síntese dos pontos fortes e fracos e das oportunidades e ameaças.
R: O custo final para o consumidor é uma força interna que pode frustrar a estratégia da Nike. Os produtos piratas, imitações é uma forma externa atraída pela força interna que também pode desestruturar os lucros desejáveis.
Pontos Fortes: Marca conhecida; líder do mercado; conhecida mundialmente;
Pontos Fracos: baixo custo de salários dos operários;
Oportunidades: Patrocinadora da Copa de 2002; nova linha de produtos;
Ameaças: Concorrência, como a New Balance, Adidas e Reebok; Visão informativa de trabalho escravo no Oriente.
4. Em sua opinião, quais variáveis do ambiente externo poderiam frustrar os objetivos estratégicos da Nike?
R: Os boicotes com relação ao tipo de trabalho oferecido aos trabalhadores, e a inovação por parte de seus concorrentes.
5. Hoje, qual o grau de sucesso da Nike na realização de seus planos de cinco anos antes?
R: Atualmente a Nike se tornou-se uma Grande marca fitness, possuindo seu diferencial de sempre: Calçados com solado confortável e diferenciado que não geram impacto e se adaptam ao pé de cada um, 50% mais leves