estudo de caso - A Receita Federal
Curso: Engenharia de produção
Disciplina: Tecnologia da Informação
Aluno: Gabriel Drews
1. Por que era tão difícil para a Receita Federal analisar os dados coletados dos contribuintes?
Pois os dados estavam armazenados em sistemas legados projetados para o processamento eficiente de formulários de declarações e organizados em muitos formatos diferentes, inclusive em banco de dados hierárquicos de mainframes, bancos de dados relacionais em Oracle e arquivos sequenciais que não estavam em formato de banco de dados, praticamente impossibilitando consultar e analisar os dados armazenados em banco de dados hierárquicos e nos arquivos unidimensionais e não podiam ser facilmente combinados com os dados relacionais.
2. Quais desafios a Receita Federal encontrou durante a implementação de seu data warehouse decompliance? Quais questões gerenciais, organizacionais e tecnológicas precisaram ser consideradas?
Um dos maiores deles foi descobrir que a conversão dos dados legados para o novo sistema não era um processo uniforme. Como as leis fiscais mudaram muitas vezes ao longo dos anos, a estrutura dos dados da Receita não era consistente de ano para ano; o que tornou a integração dos dados um processo complicado. Além disso, o montante de dados que o CDW estava disposto a gerenciar era muito maior do que qualquer outro que a Receita já houvesse gerenciado. As questões gerenciais a serem observadas era realizar uma atualização tão abrangente quanto a implantação de um data warehouse também não era fácil, já que as agências governamentais costumam ser avessas aos riscos e resistem a mudanças desse tipo. Os data warehouse também tendem a demandar esforço extensivo e dinheiro para se manterem atualizados.
3. De que maneira o CDW aprimorou a tomada de decisão e as operações na Receita Federal? Existem benefícios aos contribuintes?
A implantação do CDW aprimorou muitíssimo a capacidade de a Receita gerenciar e utilizar os