Estudo de caso zara
Faculdade de Engenharia – FAEN
Sistemas Logísticos II
Acadêmicos: Bruna Peloso Scarmagnani
Gustavo Carrion Sanvezzo
Estudo de caso: Zara
1 - Que vantagem a Zara tem em relação a concorrência por ter uma cadeia de suprimentos altamente responsiva?
R: Sendo o ciclo de design de apenas 4 a 6 semanas contra os 6 meses, normalmente adotados pela concorrência, a rotação de mercadoria dentro das lojas e maior e os precos mais acessíveis. Esses pontos aumentam as vendas automaticamente pois uma maior variedade de produtos atrai um numero maior de compradores. Com isso as lojas diminuem a quantidade de produtos parados em suas prateleiras e nos seus estoques.
2 - Por que a Inditex escolheu ter manufatura interna e manufaturas terceirizadas? Por que a Inditex manteve a capacidade de manufatura na Europa, embora a manufatura na Asia fosse muito mais barata?
R: A escolha de manufaturas internas e tercerizadas e a escolha da maior parte da manufatura ficar na Europa foi escolhida pelo seguinte fator: a produção de produtos com maior saída (venda previsivel) vem da Ásia pelo seu menor custo e venda certa já as de demanda altamente incerta são feitas assim que a coleção e lançada e por isso sua chegada as lojas atrasaria se vindas de uma distancia maior por conta da logística existente e isso aumentaria ainda mais o preço do produto. Com essa opção estoca-se menos e o risco também e reduzido pois o produto de demanda incerta e produzido comedidamente.
3 - Por que a Zara obtem produtos com demanda incerta dos fabricantes locais e produtos com demanda previsível dos fabricantes asiáticos?
R: Para que se reduza estoque e erro de previsão. Produtos de demanda previsível obviamente tem maior rotatividade e por isso produze-se mais, ou seja, e compensatório ser produzido em grande quantidade e o custo dessa produção na Ásia e muito mais em conta. Produtos de demanda incerta são mais caros e tem rotatividade menor e se