Estudo de caso: Warren Buffett – Um investidor de sucesso que não se importa com o resultado do exercício.
A importância das informações contábeis na tomada de decisão do investidor do mercado acionário
Estudo de caso: Warren Buffett – Um investidor de sucesso que não se importa com o resultado do exercício.
Rafael Dias Ferreira
09/05/2014
Estudo de Caso: Warren Buffett – Um investidor de sucesso que não se importa com o resultado do exercício.
Quem é Warren Buffett?
Segundo a lista dos homens mais ricos do mundo da revista Forbes em 2013, Warren Buffett é o quarto homem mais rico do mundo e segundo mais rico dos Estados Unidos com uma fortuna estimada em $58,5 bilhões. Hoje, Buffett é CEO da Berkshire Hathaway, que era uma indústria têxtil que passou por uma grande crise e, após a aquisição de Buffett, passou a ser uma das empresas mais sólidas dos EUA. Com fama de avarento, na década de 50, aos 20 anos de idade, Buffett começou a trabalhar como vendedor e em seguida analista financeiro para o renomado analista econômico Benjamin Grahan, que se tornou seu grande mentor profissional. Neste período, Buffett abriu uma sociedade com amigos e familiares, onde se tornou milionário, assim adquiriu a Berkshire e saiu da sociedade.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Berkshire Hathaway sofreu um forte declínio tendo que fechar 7 de suas 15 usinas e passando por um período de demissão em massa. Mas por que Warren Buffett quis comprar uma indústria assim?
A Berkshire contava com um caixa atrativo, por mais que não estivesse garantindo altos lucros. Ao assumir a empresa, Buffett modificou sua diretoria e reestruturou a produção a modo de diminuir custos e aumentar o seu caixa, seu medo consistia na chegada de uma nova crise e haver pouco dinheiro para utilizar, já que certamente as instituições financeiras dificultariam a liberação de crédito.
Tendo caixa alto, Buffett decidiu adquirir novas empresas começando por seguradoras onde pôde utilizar o float (dinheiro recebido pelos clientes antes do ressarcimento devido por