Estudo de caso – Volkswagen do Brasil, fábrica de Resende – Livro “Teoria Geral da Administração (Antonio Cesar Maximiniano)
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA
PROFESSORA: ANTONELLA
Estudo de caso – Volkswagen do Brasil, fábrica de Resende – Livro “Teoria Geral da Administração (Antonio Cesar Maximiniano)
ALUNO: Alexandre de Oliveira Brandão MATRÍCULA: 00H1496-4
Teresina/2011
1. Analise o contexto competitivo que induziu a decisão de implantar a fábrica com o modelo de consórcio modular.
O contexto em que se inseriu a decisão de se implantar a fábrica apontava uma tendência declinante de percepção de qualidade dos clientes em relação aos produtos da montadora, um baixo índice de produtividade por empregado, quando comparado às demais, uma parceria em mercados regionais com um potencial concorrente direto(Autolatina) e custos elevados, quando comparados aos sistemas produtivos dos concorrentes, além do anseio da montadora em aumentar a inserção no mercado no setor de ônibus urbanos.
Outro aspecto a se destacar seria o contexto de reestruturação do setor automobilístico na década de 90, com a abertura aos automóveis importados e a assimilação de novas tecnologias trazidas por montadoras sem base física no território nacional.
2. Qual a relação entre o Sistema Toyota de Produção e a fábrica de Resende?
Pelo que se depreende do texto, o sistema Toyota serviu de parâmetro comparativo do benchmarking utilizado pela Volks para alcançar o nível de produtividade por empregado e, além disso, seria aprimorado utilizando um novo sistema de consórcio modular, fazendo com que a montadora focasse apenas na qualidade do produto final e no desenvolvimento dos processos intermediários em cada módulo.
3. Qual o princípio mais importante da fábrica de Resende? Qual a inovação desse princípio, em relação às práticas convencionais?
Pela leitura