estudo de caso som livre
Resposta: A Som Livre não obteve êxito em sua diversificação, pois perdeu seu foco inicial que era a internacionalização e ingressar no mundo virtual, além da prestação de serviços. Mantendo o seu foco nos lançamentos, sobrecarregando sua estrutura operacional e afastando a empresa de seu principal parceiro (Rede Globo), que lhe dava mídia. Ou seja, perdeu totalmente o seu diferencial, igualando-se a seus concorrentes. Alem de passar por uma mudança de tecnologia com o surgimento da transferência on-line, fazendo com que a Som Livre perdesse mercado, por não acompanhar o seu Ambiente Tecnológico. O que poderia colaborar como um fator de oportunidade, tornou-se na realidade uma grande ameaça.
2. Quais elementos do macroambiente de negócios afetaram diretamente o negócio da Som Livre? De que forma? Resposta: Os elementos do macroambiente que afetaram diretamente o declínio da Som Livre foram: Ambiente tecnológico – abordando novos tipos de serviços, como por exemplo ingressando no mundo virtual;
Ambiente Social – alterando a característica da sociedade, quanto mercado fonográfico (arquivos online). O tipo de cliente passou a ser outro e exigir um novo tipo de necessidade.
Ambiente Econômico – já que decresceu o mercado fonográfico, quanto seu tipo de mídia.
3. Analise o papel dos serviços agregados aos produtos tangíveis na busca da vantagem competitiva.
Resposta: A Som Livre utilizou desse recurso de agregar novos serviços com a intenção de chamar a atenção de seus clientes, tentando oferecer um diferencial em relação a seus concorrentes, obtendo uma vantagem competitiva.