Estudo de Caso Serviço Social
Graduação em Serviço Social
Nayara Mary da S. P. Bento
Renata Kely da Silva Roque
ESTUDO DE CASO
Belo Horizonte
2014
Nayara Mary da S. P. Bento
Renata Kely da Silva Roque
ESTUDO DE CASO
Trabalho apresentado à disciplina de Subjetividade e Serviço Social, da Escola de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Professora: Andrea Gontijo
Belo Horizonte
2014
1. Introdução
O caso apresentado é referente ao atendimento realizado pelo Serviço Social da empresa Fundação Forluminas de Seguridade Social – Forluz, que se trata do fundo de previdência privada da Companhia Energética de Minas Gerais, campo de estágio de uma das integrantes deste trabalho. Nesta instituição são atendidos pelo Serviço Social funcionários ativos da Cemig, aposentados e pensionista pela Forluz que são tratados como participantes. Majoritariamente as demandas que surgem neste campo são relacionadas a problemas financeiros, oriundos de diversos fatores de acordo com cada caso. Isso, devido ao beneficio oferecido pela empresa de empréstimo especial emergencial para as situações consideradas de emergência financeira, concedido de forma consignada com prazo máximo de 180 vezes. Além desse beneficio, existe também uma parceria com um consultor financeiro contrato para atender os participantes indicados pela assistente social de acordo com cada caso. Os atendimentos são realizados uma vez no mês de forma individualizada e são dadas orientações sobre controle financeiro com o objetivo de superar a situação vivenciada no momento pelos participantes. Ressaltamos que o nome real do participante aposentado pela Forluz foi preservado em sigilo sendo utilizado um nome fictício para apresentação do caso.
2. O caso
No dia 26 de Junho de 2014 compareceu no setor de Serviço Social da Empresa Forluz o Sr. João, aposentado da Cemig pela Forluz, 65 anos, que solicitou no atendimento um empréstimo Especial para