Estudo De Caso Saude Da Fam Lia
Curso de Enfermagem
Disciplina de Enfermagem em Saúde da Família
ESTUDO DE CASO
Tatiane Barbosa
Thamires Rodrigues
Pouso Alegre
2014
Família
Famulus, o escravo doméstico.
Termo criado pelos romanos para identificar uma instituição social, que surgiu no interior das tribos latinas, ao adotarem a agricultura e o trabalho escravo.
Atualmente o conceito de família não pode ser limitado a laços de sangue, casamento, parceria sexual, ou adoção. Qualquer grupo cujas ligações sejam baseadas na confiança, suporte mútuo e um destino comum, deve ser encarado como família.
Estratégia Saúde da
Família
A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o modelo assistencial da Atenção Básica, que se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais em um território adstrito e desenvolve ações de saúde a partir do conhecimento da realidade local e das necessidades de sua população. Estratégia Saúde da
Família
O modelo da ESF busca favorecer a aproximação da unidade de saúde das famílias; promover o acesso aos serviços, possibilitar o estabelecimento de vínculos entre a equipe e os usuários, a continuidade do cuidado e aumentar, por meio da corresponsabilização da atenção, a capacidade de resolutividade dos problemas de saúde mais comuns, produzindo maior impacto na situação de saúde local. Classificação de Risco da
Família
Alto Risco
Histórico Familiar
A família do Sra. M.A.R. reside no bairro Faisqueira, em casa própria, com saneamento básico, energia elétrica e água tratada.
Casa possui dois quartos, uma sala, uma cozinha, 02 banheiros e uma lavanderia. Localizada em uma rua pavimentada, com coleta de lixo. Residem na mesma casa M.A.R. e um bisneto.
Ponto de apoio social utilizados pela família: CRAS e
Educandário.
Renda familiar é de um salário mínimo ( R$ 724,00).
M.A.R, 61 anos, sexo feminino, altura:1,65, peso:103 kg,
CA:129cm, PA: 140x80mmhg, viúva (pela segunda vez),