estudo de caso samsung
2.1 - Perfil da Organização
O grupo Samsung é uma corporação transnacional que atua em diversos ramos da área de tecnologia da informação com sede em Seul, Coreia do Sul. A corporação é dirigida por gerações sendo uma das mais ricas famílias do mundo, atualmente por comandada Lee Kun-Hee, o terceiro filho do fundador, Lee Byung-Chul.
Em 1º de março de 1938, o presidente fundador, Byung Chull Lee, iniciou um negócio em Taegu, Coréia.
Inicialmente, seu negócio era voltado principalmente para exportações, vendendo peixe seco, legumes e frutas coreanas para a Manchúria e Pequim. Em pouco mais de uma década, a Samsung, cujo significado em coreano é "três estrelas", já tinha os seus próprios moinhos e máquinas de confeitaria, bem como as suas próprias operações de fabricação e de vendas, vindo a se transformar na moderna corporação global que possui até hoje o mesmo nome.
Durante a década de 1970, a Samsung estabeleceu a base estratégica para o crescimento futuro, investindo nas indústrias pesadas, química e petroquímica.
Nesse período, a empresa também procurou melhorar a sua posição competitiva na indústria têxtil mundial, integrando os seus processos de fabricação, desde a matéria-prima até o produto final. Como resultado, diversas empresas novas foram criadas, entre elas a Samsung Heavy Industries Company, em 1974, e a Samsung Shipbuilding e a Samsung Precision Company (agora Samsung Techwin), em 1977.
Outro impulsionador do crescimento da Samsung foi o florescente negócio de eletrodomésticos. Durante esse período, a Samsung Electronics, que já era um grande fabricante no mercado coreano, começou a exportar os seus produtos pela primeira vez. A Samsung também adquiriu 50% das ações da Korea Semiconductor, consolidando ainda mais a liderança da Samsung Electronics na fabricação de semicondutores.
O final da década de 1970 e o início da década de 1980 representaram uma época de diversificação e de expansão global para os principais negócios