Estudo de caso rede globo
1 Como você definiria a estrutura organizacional do Grupo Globo? Por que o conglomerado adotou essa forma estrutural?
O Grupo Globo é composto por um grupo integrado de várias empresas que operam em diferentes setores, ou seja, é um tipo organizacional chamado de funcional, onde as áreas são divididas por especialização. Essa forma estrutural foi adotada para melhorar o desenvolvimento e a coordenação das atividades da empresa.
2 Qual é o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócio?
O critério de departamentalização utilizado visa à redução da lentidão dos procedimentos e processos organizacionais e a facilidade de coordenação por parte da Alta Administração.
A departamentalização do Grupo Globo é por processo, que ocorre na divisão das atividades segundo o processo produtivo, pois gera uma especialização maior dos recursos. Com isso o Grupo Globo adotou que cada empresa pudesse ter uma estrutura independente do modo de gestão da holding (participação acionária majoritária em uma ou mais empresas), desde que os objetivos organizacionais definidos no planejamento corporativo sejam atingidos.
Organograma
3 Quais são as principais variáveis contingenciais descritas no caso que influenciam a estrutura organizacional do Grupo Globo?
A variável de ordem interna: o tamanho da organização forçou a divisão em departamentos devido à dificuldade no controle da organização, o que proporcionou melhora em suas atividades, o empacamento dos processos decisórios por causa da sua hierarquização, o inchaço do corpo administrativo, e os erros cometidos por ele.
A variável de ordem externa: podemos destacar as mudanças que ocorreram no setor de mídia e comunicação, como o desenvolvimento de diversas tecnologias e de novos meios de acesso à informação, dentre elas a difusão da internet. Portanto o grupo teve perda em suas receitas, o que acarretou na