Estudo de Caso: Quintessência
Por volta da década de 80, com o ressurgimento das farmácias de manipulação, quatro jovens farmacêuticos, recém-formados pela UFRJ, resolveram se unir em torno de um ideal comum: montar uma farmácia homeopática, onde pudessem exercer a assistência farmacêutica desde a recepção da receita a manipulação dos medicamentos, fornecendo informações úteis sobre os cuidados com a terapia, buscando na parceria com o medico fechar um ciclo de atenção à saúde do cliente.
Naquela época, os quatro sócios com idades em torno dos 25 anos, aliaram seus conhecimentos e forca de trabalho e durante 2 anos exerceram todas as funções dentro da farmácia, desde a limpeza até a visitação médica. Em 1998, os sócios investiram na criação de um pequeno Centro de Treinamento (CTQ) e no Serviço de Atendimento ao Cliente Quintessência (SAC-Q), pois sentiram a necessidade de estruturar melhor a capacitação de seus colaboradores e de criarem um canal de comunicação com clientes e profissionais de saúde. Atualmente, a Quintessência possui cinco lojas, a mais recente inaugurada em 2007 na Barra da Tijuca dois laboratórios, um para manipulação de medicamentos homeopáticos e outro de alopáticos, uma equipe de 15 farmacêuticos, e cerca de 100 funcionários no total.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 GESTÃO DE PESSOAS
A organização surgiu por meados da década de 80, onde, quatro jovens farmacêuticos, recém-formados, resolveram se unir em torno de um ideal comum: montar uma farmácia homeopática, com o passar do tempo deu-se inicio em aspectos formais que integram uma organização como Missão, Visão e Valores, o que será mencionado a seguir mais minuciosamente .
“A Missão da Farmácia Quintessência” é promover a melhoria da qualidade de vida e do bem estar de seus clientes e colaboradores oferecendo produtos e serviços desenvolvidos com ética, responsabilidade social e dedicação, que permitam gerar lucratividade e garantir um crescimento sustentável. Em 1998 a farmácia criou um laboratório de