Estudo de Caso: Quintessência
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
A elaboração deste trabalho foi fundamental para aprimorar os conhecimentos obtidos nas matérias de Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social Ambiental, aulas, livros e através do artigo fornecido para estudo.
Baseado no caso “Quintessência”, foi possível demonstrar a importância da análise das ações de Gestão de Pessoas, avaliar planos, verificar a descrição das competências, conhecer o melhor método para recrutamento de pessoas, identificar a responsabilidade social da empresa, ferramentas e abordagens para o sucesso na responsabilidade social e ambiental, então apresentando no final da produção textual recomendações e sugestões para trabalhos futuros da Farmácia de Manipulação Quintessência do Rio de Janeiro.
2 DESENVOLVIMENTO
Iremos falar da Farmácia de Manipulação; a Quintessência, do Rio de Janeiro que foi fundada no dia 29 de novembro de 1986, com quatro jovens, farmacêuticos recém-formados pela UFRJ de aproximadamente 25 anos. Resolveram se unir com um único objetivo em comum: abrir uma farmácia homeopática, alopáticos e florais, onde pudessem trabalhar em suas formações desde a recepção da receita até a manipulação dos medicamentos.
Juntaram seus conhecimentos com a força de trabalho e ficaram durante 2 anos exercendo todas as funções dentro da farmácia, desde limpeza até a visitação médica. Em 1988 conseguiram abrir a 1º filial no Flamengo, já podendo contratar funcionários, em 1993 veio a filial em Tijuca e a do Méier em 1997, 1998 criaram um pequeno Centro de Treinamento (CTQ) e do Serviço de Atendimento ao Ciente Quintessência ( SAC-Q).
Atualmente possui 5 lojas, a mais recente inaugurada em 2007 na Barra da Tijuca, tendo cerca de 100 funcionários, 15 farmacêuticos contando com 2 laboratórios, um para