ESTUDO DE CASO: QUINTESSENCIA
FLAMENGO
GAPS
MEÍER
GAPS
1° Balconista
58
1° Balconista
79
2° Recepcionista/ atendente
79
2° Recepcionista/atendente
59
3° Visitador/Assist. De Marketing
21
3° Visitador/Assist. De Marketing
12
4° Gerência
07
4° Gerência
08
BAIRRO FLAMENGO
BAIRRO MÉIER
2. Correlação Entre Capital Humano e Resultados Empresariais.
Méier mostrou ter mais desníveis que Flamengo na função balconista e gerência, já nas funções recepcionista/atendente e visitador/assiste de marketing, Méier demonstrou mais domínios que Flamengo.
Apesar de a empresa ter qualidade nos produtos, serviços e atendimento mostrou grandes deficiências tanto nas unidades do Flamengo como no Méier, por tanto precisa mudar esse quadro, pois segundo, Fits-enz (2001, p. 4), “Somente as pessoas geram valor por meio da aplicação de suas características humanas intrínsecas, da motivação, das habilidades adquiridas e da manipulação de ferramentas”.
Para isso é preciso investir nos funcionários, habilitá-los com treinamentos, tanto para que a empresa venha crescer mais com o desempenho dos colaboradores como para si mesmos, conforme Chiavenato (2009, p. 39):
Transformar e converter a informação em conhecimento utilizando suas próprias competências e tornar conhecimento rentável através de sua conversão em soluções, novas produtos, serviços, processos internos e, principalmente, em criatividade e inovação.
Investir nos funcionário é investir no capital humano que segundo Chiavenato (2009, p. 39): “O capital humano é constituído das pessoas que fazem parte de uma organização. Capital humano significa talentos que precisam ser mantidos e desenvolvidos. Mas do que isso capital humano significa capital intelectual”. Ou seja, investir no desenvolvimento dos colaboradores é desenvolver a organização.
3. Plano de Gestão de Pessoas