estudo de caso praça madureira
ESTUDO DE CASO
PRAÇA DE MADUREIRA
ALUNA: ANA CLARA BACELLAR
RA: B9444I7
PROFº: HELOÁ
TURMA : NOTURNO
Mais Skate na Cidade Maravilhosa
Inaugurado em junho deste ano, o skate park de Madureira já é sucesso absoluto entre skatistas locais e atletas profissionais. Apontado como o mais moderno da América Latina, a pista é classificada como a segunda maior do Brasil, com quase quatro mil metros quadrados, perdendo apenas para a de São Bernardo do Campo, em São Paulo.
O projeto foi idealizado pelos arquitetos Bruno Pires e Sylvio Azevedo, sócios da Rio Ramp Desing, único escritório no Rio de Janeiro especializado neste tipo de instalação. Juntos, eles estão por trás de grandes empreendimentos do esporte, como o skate park da Lagoa e o do Arpoador.
O projeto
A pista foi projetada para atender a todo tipo de público, independentemente do grau de habilidade do skatista. “Pensamos em um nível mais fácil no banks, que é uma piscina mais fácil de andar, e uns bowls mais profundos, para a galera andar mais pesado, porque somos carentes de pistas verticais aqui no Rio”, explica Sylvio.
Importância
Há aproximadamente um ano, quando foram procurados para executar este projeto, Sylvio e Bruno não imaginaram a dimensão que ele tomaria depois de pronto. Para ambos, o skate park Madureira superou todas as expectativas e, por isso, já estão investindo em novos picos.
“Esta pista serve de exemplo para conscientizar os políticos e a iniciativa privada do quanto estas áreas são importantes nas cidades, para a integração das pessoas, dos jovens, por meio da cena que você cria em um lugar deste”, reflete Bruno.
Confira no vídeo um pouco mais sobre estes dois jovens arquitetos e, claro, muita ação de Paul Rodriguez e outros grandes nomes do skate, que estiveram recentemente no Brasil, para andar na pista projetada pelos cariocas.
A cidade recebeu, nos últimos dias, a segunda