estudo de caso PPP
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................11
4 REFERÊNCIAS......................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
O portfólio mostra que o projeto político-pedagógico tem sido objeto de estudos para professores, pesquisadores e instituições educacionais em nível nacional, estadual e municipal, em busca da melhoria da qualidade do ensino. O presente estudo tem a intenção de refletir acerca da construção do projeto político-pedagógico, entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo.
A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos. Nessa perspectiva, é fundamental que ela assuma suas responsabilidades, sem esperar que as esferas administrativas superiores tomem essa iniciativa, mas que lhe deem as condições necessárias para leva-a adiante. Para tanto, é importante que se fortaleçam as relações entre escola e sistema de ensino.
Para isso, começaremos, na primeira parte, uma entrevista na escola José Brasileiro Vila Nova conceituando projeto político-pedagógico da referida escola. Em seguida, na segunda parte, trataremos de trazer nossas reflexões para a análise dos princípios norteadores.
Finalizaremos discutindo os elementos básicos, da organização do trabalho pedagógico, necessários à construção do projeto político-pedagógico.
DESENVOLVIMENTO
Parte I
Verificar o que o PPP apresenta sobre a LDB, as diretrizes Curriculares e os Parâmetros Circulares Nacionais.
O Projeto Político Pedagógico – embora tenha sua fundamentação legal na Lei de Diretrizes e Bases LDB, Lei 9394/96 constituiu-se, por a escola também ter sua crítica ao falar de transparência de seus