estudo de caso paciente com sindrome de guillain barré
2.0 Objetivos
2.1 Objetivos Gerais
Visar à importância da SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem) para uma melhor qualidade da assistência prestada, de acordo com as necessidades individuais do paciente.
2.2 Objetivos Específicos
Compreender e interpretar os dados relevantes apresentados por um paciente com Acidente Vascular Cerebral Isquêmico.
Compreender a fisiopatologia da doença, seus sinais e sintomas.
Interpretar os resultados dos exames.
Compreender os mecanismos de ação e a indicação das medicações prescritas.
Realizar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).
Desenvolver estudo de caso baseado na metodologia cientifica da sistematização da assistência de enfermagem, implementando o processo de Enfermagem e suas cinco fases que compreendem a investigação, diagnóstico de enfermagem, planejamento, implementação da assistência e avaliação da assistência. E então, desenvolvendo uma assistência de enfermagem planejada e integral, conforme a necessidade de cada cliente, visando assim proporcionar segurança melhorar a qualidade da assistência prestada com maior credibilidade aos profissionais de enfermagem.
3.0 SISTEMATIZAÇÕES da Assistência de Enfermagem
3.1 Históricos do Cliente
a) Histórico da moléstia atual: Encaminhada ao Pronto Socorro do hospital Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba relatando perda de força muscular em MMII.
b) História Pregressa: HAS. Relata fazer o uso religiosamente dos medicamentos para o tratamento da hipertensão a 24 anos.
c) Interação Social: Morador do bairro Vila Olímpia em Sorocaba, divorciado, mora sozinho a 15 anos, gosta de conversar com os amigos na rua de casa todo o final de tarde, sedentário, não fumante, ex-alcoólatra.
3.1.1Coleta de Dados:
Nome: M. A Idade: 62 anos. Raça: Branca.
Profissão: Aposentado. Estado Civil: Solteira. Número de filhos: 2.
Procedência: PA Zona Norte
Dia de Internação: 07AGO2014 Queixas: Paraplegia